Prezados clientes, queridos amigos,
As informações veiculadas ao longo dos últimos dias e semanas trouxeram maior clareza acerca do potencial de disseminação do Covid-19 (o novo “coronavírus”) no Brasil, e recentemente foram notificados os primeiros casos de transmissão comunitária do vírus no país. Neste estágio, a transmissão já não depende da chegada de pessoas vindas de outros países ou do contato direto com pessoas doentes.
Como uma empresa formada por um grupo de planejadores que atua de forma síncrona e pessoal com cada uma das pessoas e famílias a quem servimos, temos a responsabilidade ampliada de atuar como curadores de informações assertivas e de orientações embasadas em prol do bem-estar de todos aqueles que depositam sua confiança em nosso trabalho e na relevância de uma relação longeva.
Neste momento, entendemos que nosso Life Planning deve levar em conta também a maneira como se conduz a interação cliente/planejador, em consonância com as recomendações das autoridades competentes para a minimização da transmissão e do impacto do coronavírus na sociedade como um todo.
Em nossa atividade, estamos naturalmente em contato constante com um grande número de pessoas, e adoramos que seja assim. No entanto, a natureza pessoal e relacional de nossa prática faz com que sejamos, na atual circunstância, potenciais vetores de transmissão do vírus, o que agrava o risco para todos os envolvidos, sobretudo considerando que uma parte relevante de nossos clientes são profissionais da saúde.
Dessa forma, a partir de uma avaliação consciente da situação, da consulta a alguns de nossos clientes médicos e de uma postura reverente às orientações das autoridades competentes, recomendamos que, temporariamente, nossas Sessões de Planejamento devem ser conduzidas remotamente, através de plataformas de videoconferência, até que tenhamos maior clareza acerca da contenção do surto e do retorno à normalidade.
Todos os PlanejadoresLIFE e PlanejadorasLIFE já receberam orientação sobre como conduzir as reuniões remotamente e indicamos uma conversa direta com o seu planejador, sua planejadora, para decidirem a melhor forma de reunião durante este período.
Nossa recomendação não vai na direção da paranoia coletiva, que contribui para a disseminação do medo descabido, mas se fundamenta na busca responsável por alternativas que permitam a continuidade de nossas atividades com a eliminação do risco à saúde de nossos clientes, amigos e familiares. A utilização das ferramentas de videoconferência associada ao uso da plataforma LifeCASH™ permite que as reuniões sejam conduzidas online sem prejuízo ao bom andamento do trabalho e à experiência do cliente .
Estendemos nossa orientação aos cuidados básicos para a minimização do contágio, conforme indicado pelo Ministério da Saúde:
Ademais, convidamos também a se prepararem, na medida do possível, para um período mais recluso, com especial cuidado com os familiares idosos e doentes crônicos , que são mais suscetíveis às complicações da doença e devem evitar o contato social e limitar atividades como idas ao cinema, shoppings, viagens e locais com aglomeração de pessoas.
Como uma empresa de planejadores, estamos atentos às potenciais implicações destas medidas sobre a dinâmica pessoal, profissional e financeira de nossos clientes. Seu planejador está ao seu lado para ajudá-lo(a) a passar por esse momento da melhor maneira possível , a partir de decisões construídas com base no planejamento e tomadas com a serenidade que emerge de um Plano de Vida bem estruturado.
Não temos dúvidas de que, em breve, esta crise passará, e acreditamos que estaremos mais fortes quando isso acontecer. Como cidadãos, temos a responsabilidade de praticar a reverência e obediência às orientações. Como nação, temos a oportunidade de nos mostrarmos ágeis e resolutos. E como clientes e planejadores, temos a oportunidade de fortalecer a importância do Life Planning e de uma perspectiva ampliada no que tange ao bom uso de nossos recursos – recursos estes que, como sabemos, não se restringem ao dinheiro.
Nosso convite é para que, a partir desta constatação, façamos deste momento delicado uma oportunidade de revitalização. Reconheçamos nossa fragilidade, exerçamos a responsabilidade e reforcemos nosso compromisso com o que realmente importa.
Um grande abraço, com carinho.