Cada ano é um capítulo da sua vida

por:
Roberto Kenji

13 de Dezembro de 2022

Muito de Life Escolha do Editor

Todo fim de ano é oportunidade para refletir como foi a vida ao longo dos 365 dias e o que se espera do próximo. Um momento de revisão, aprendizado, descanso e renovação.

Você se tornou uma pessoa melhor do que quando começou o ano?

Crescer profissionalmente, melhorar relacionamentos, criar algo novo, manter a saúde... É um tremendo desafio alcançar um equilíbrio estático entre todas as áreas da vida. Por isso, é mais sustentável encontrar uma harmonia. Às vezes, o foco em determinada área por um determinado período faz parte do Projeto de Vida. Por vezes, deixar de ganhar mais dinheiro para ganhar saúde (longevidade), ser uma pessoa melhor (marido, esposa, amigo, filho, pais...) ou abraçar uma missão social faz total sentido.

Este texto é apenas um guia para aproveitar melhor esta época, espero que ajude.

Estamos próximos de finalizar o 2022!

Como você classificaria este ano em apenas 1 ou 2 palavras? 

Sabemos que este ano foi marcado com guerra, eleição, volta de COVID, Copa do Mundo em Qatar... mas quero que foque numa retrospectiva pessoal. Afinal, tratamos de finanças pessoais e atuo como planejador financeiro pessoal.

Se tiver dificuldades para revisar, comece listando os principais eventos pessoais que te marcaram este ano. Tais como casamento, mudança de casa, nascimento... luto, demissão, separação... novo emprego, viagem dos sonhos... 

Mas também revise a sua transformação. O seu processo de desenvolvimento pessoal não é um evento pontual, tais como exercício físico, alimentação, emagrecimento... leitura, criação, novo hobby... relacionamentos mais íntimos, disciplina com dinheiro.

Tanto eventos quanto processos são partes do Projeto de Vida. E a questão é se o seu dinheiro serviu para escrever trechos que fazem sentido para a sua história, pois ver o ano como um capítulo com 365 páginas fica mais fácil de visualizar o livro. 

Na prática, é o seguinte: as palavras que me marcaram em 2021 foram Adaptação e Resgate. Poderia nomear da seguinte forma "Capítulo 36: o ano de adaptação e resgate".

 Eu me mudei de São Paulo para Mogi das Cruzes no Natal de 2020 e comecei 2021 me adaptando à mudança de casa e de cidade. No final mesmo ano, eu me mudei novamente para morar sozinho. Descobri um novo hobby chamado beach tennis e adaptei minha rotina para jogar com amigos e treinar. Na carreira como PlanejadorLIFE™, a adaptação para atendimento 100% online foi um grande passo.

Além disso, Mogi foi a cidade onde passei parte da infância e toda a adolescência, foi um resgate geográfico. Eu me reconectei com minha família de origem japonesa, resgatando minha cultura. Resgatei as amizades de longa data e resgatamos histórias das aventuras vividas em conjunto. Até no esporte foi resgatado algo, o retorno ao tênis de campo que estava parado por quase 20 anos!

Em 2022, eu classificaria como Maturação. O processo adaptação está estabilizado e entrou no estágio de amadurecimento. Não senti um grande fluxo de novidade como era antes, foi o momento de amadurecer o que será parte do Projeto de Vida a longo prazo. 

Seria interessante escrever o resumo de sua história todo ano. Pode nomear o capítulo com sua idade ou com o ano, "Capítulo 37: Maturação". Talvez mais poético, "2022: o carvalho que influenciou o vinho". 

Como benefício, registro permite enxergar duas coisas fascinantes na vida: uma é a alegria de realizar o que foi planejado, a outra é a surpresa dos fatores não planejados. Algumas vezes, novas rotas nunca antes imaginadas levam o seu projeto de vida a outros patamares, pois a minha mudança de cidade não estava nos planos... mas faz todo sentido no panorama do Projeto de Vida em busca de tranquilidade.

Faça uma pausa e tente ver o seu resumo agora.

Caso o seu sentimento seja de fracasso, mude um pouco a perspectiva. Reconheça as pequenas conquistas do ano vigente e celebre de coração.

Aproveite o que você tem em vez de desejar o que não tem. Querer cada vez mais não faz sentido; é como correr atrás do vento. – Eclesiastes 6:9

A ingratidão torna a vida amarga, uma pitada de gratidão neste fim de ano trará um sabor adocicado. Não se prenda ao passado, mas apreenda lições valiosas a partir dela. Consegue enxergar o "copo meio cheio"?

Estamos próximos de iniciar o 2023!

Uma atitude muito comum do povo é traçar metas para o ano seguinte. Promessas de malhação, riqueza, crescimento profissional entre outros.

Qual a sua promessa? 

Cuidado com os excessivos desejos, pois “Querer cada vez mais não faz sentido; é correr atrás do vento”. A expressão "correr atrás do vento" é sinônima de "se esforçar em vão", muitos desejos em forma de metas e objetivos podem anular o seu avanço, corroborando a ver o "copo meio vazio".

Repare se a sua meta é sempre a mesma todos os anos sem nunca atingi-la. Um gosto de frustração e descrédito já está enraizado... quantas vezes pagou a academia sem frequentar por meses? Seria um desperdício de dinheiro.

Algumas técnicas podem ajudar a dar um passo na direção do seu Projeto. Qual a ÚNICA COISA que precisa acontecer em 2023 para avançar no seu plano? Enxugue a lista de prioridades para apenas 1 prioridade, seja ela um evento ou um processo. Se passaram anos tentando cumprir 3 objetivos ou mais sem obter êxito, que tal uma abordagem diferente ao garantir pelo menos um?

Calculando os resultados, seria melhor realizar 1 objetivo por ano atrelado ao Projeto e em 3 anos terão 3 metas realizadas. Sucesso! Por outro lado, ter 5 objetivos sem realizar nenhuma por 2 anos é estagnação.

Ao mesmo tempo, pondere o objetivo escolhido. Talvez, esta única coisa seja mais relevante que outras 3 metas. Não seja ganancioso nem apressado, reconhecer a própria limitação de tempo e esforço é sabedoria que torna o seu Projeto cada vez mais concreto.

Plantar a riqueza

Devido à cultura imediatista e mentalidade ansiosa, perdemos a capacidade de aguardar. Numa sociedade afastada da agricultura, perdeu-se a noção de plantar a semente para germinar-crescer-frutificar. Este processo não é instantâneo. 

Uma vez imerso neste modus operandi frenético, ninguém escolherá plantar uma cipreste porque demora de 10 a 20 anos para alcançar a maturidade... mas ela pode ser usada para construir uma linda casa. Na pressa, planta-se cogumelo que demora 6 meses, porém não se constrói uma casa com ele. Assim, como realizar um projeto relevante de longo prazo?

Separar uma parte do dinheiro e investi-lo por 20 anos pode construir a sua liberdade financeira. Apostar na loteria todo mês pode não construir nada... Portanto, não deposite todas as suas esperanças apenas nesta possibilidade; caso contrário, poderá se prender numa ilusão de um futuro que nunca chega.

E o plantio pode ser outras coisas além do dinheiro. Plantar a semente da paz ao perdoar. Para colher saúde, semear constantemente um bom sono, uma alimentação melhor e atividades físicas. Se deseja uma família unida, regue com muito amor e tempo de qualidade que nascerá frutos da intimidade.

A pessoa sempre colherá aquilo que semear. Gálatas 6:7b

Todos nós vivemos hoje exatamente tudo que foi plantado no passado, nem mais nem menos. Ou seja, todos os frutos são resultados das sementes plantadas tanto por si mesmo quanto pelo mundo.

Para saborear bons frutos futuros, a sua responsabilidade é decidir a semente que plantará a partir de agora. Não foque o que outros semeiam em você, concentre-se na cipreste e passe a enxergar resultados que duram décadas.

Parece contraditório escolher algo que leve tempo, pois o instinto comum é escolher aquilo que traz resultados mais rápidos. A aparente contradição é que, na construção da casa, o caminho mais rápido para obter boas madeiras que durem décadas é plantando árvores. Caso contrário, casa de palha precisa ser refeita todo ano... 

Portanto, economize seu esforço sendo assertivo mesmo que leve mais tempo. Senão, gastará tempo em atividades que não te aproximam do seu Projeto de Vida.

Qual a semente que você irá plantar em 2023 para colher ao longo dos próximos anos?

Aqui vai uma sugestão, priorize os seus valores pessoais. No final, de nada valerá a vida se perder o casamento, filhos estiverem distantes e não tiver amigos verdadeiros. 

O seu dinheiro é um adubo para o seu Projeto de Vida e precisa estar sincronizado com o estilo de vida atual contemplando os planos futuros (principalmente a aposentadoria). Tenha um orçamento bem claro para tomar boas decisões hoje (plantio das sementes) e tenha disciplina para investir todo mês em direção à liberdade financeira (colheita futura). 

Como diz o André Novaes, “mais vale um passo na direção correta do que sair correndo na errada”. Se, a cada ano, terminar uma pessoa melhor do que era antes, já será um grande lucro. Agora imagine isso acontecendo todo ano!

Caso esteja com dificuldades no avanço ou confuso na elaboração do seu Projeto, ficarei feliz em te auxiliar com um amplo e profundo Planejamento de Vida.

--

Como posso te ajudar: www.lifefp.com.br/roberto-kenji

Roberto Kenji é planejador financeiro na Life Finanças Pessoais, a primeira e maior empresa de planejamento de vida e finanças pessoais com foco em aumentar a Qualidade de Vida. Composta por um time de planejadores com uso de metodologia e plataforma própria digital.

Formado em Engenharia Naval pela POLI/USP, intercâmbio em Engenharia Industrial no INSA (Lyon) e mestrado no Seminário Teológico Servo de Cristo. Possui a Certificação CFP® (Certified Financial Planner) e palestrou em eventos (Google for Startup Campus, DOW e entre outros).

 Comentários

LifeLetter

Deseja receber nosso conteúdo gratuitamente em seu e-mail? Cadastre-se!

Categorias