Desde a sua criação em 2007, o sistema LifeCASH™ sempre buscou conjugar inovação tecnológica com relevância cultural. Não deixa de ser incrível que, 15 anos depois, o nosso sistema esteja ainda (apenas) em sua 2ª versão e com pleno vigor visual e funcional.
Nestes primeiros 15 anos, testemunhamos o surgimento de novas tecnologias, algumas bem fundamentadas, outras com o hype inerente ao desenvolvimento tecnológico.
Sempre mantivemos uma postura de abraçar o novo, mas com temor e zêlo, pois o nosso principal desejo é manter uma inabalável confiança de nossos clientes no uso do sistema.
Antes do OpenBanking, agora rebatizado de OpenFinance, nascer, o mercado já oferecia soluções que “se conectavam” nos bancos e que faziam a agregação e organização das informações transacionais dos clientes.
Por muito tempo, tais soluções operavam de forma “desconhecida” e não necessariamente oficial. Estudamos esta tecnologia, com maior intensidade nos anos de 2014 e 2015 e concluímos que o uso de bots (robôs) scrawlers não combinavam com a cultura reverente e seriedade da LIFE impressa em toda a sua operação.
Com o surgimento do OpenFinance, ainda em 2018, começamos a contemplar como seria a nossa oferta de agregação de contas. Fiéis a nossa essência, mas corajosos na evolução de nossa forma, decidimos investir e participar deste movimento inaugurado pelo OpenFinance.
A prerrogativa do OpenFinance é linda!
O usuário pode conectar suas contas a outros bancos e a outros serviços e permitir uma visualização única de toda sua vida financeira, além de promover uma competição mais acirrada entre os ofertantes de soluções bancárias (crédito, investimentos, etc)…
Acontece que, mesmo com o louvável esforço do Banco Central, os bancos ainda não chegaram em um pleno consenso sobre o formato dos arquivos e informações - Believe it or not…
Então, ainda temos um belo caminho à percorrer, mas chegou a hora de nos lançarmos nesta arena.
O aprendizado é constante e precisamos estar muito bem alinhados pois somos a linha de frente desta experiência com o cliente.
Abaixo, descrevemos os cuidados e os aprendizados que derivamos dos testes com o CashConecta.
O texto flui no formato de perguntas e respostas.
É o nome que a LIFE deu para a nossa participação no OpenFinance. A partir do CashConecta, o usuário poderá conectar seus bancos ao sistema LifeCASH™ e enxergar suas transações, sejam estas em conta-corrente, sejam através do cartão de crédito.
O CashConecta estará em produção a partir de Junho/2022.
A funcionalidade será liberada para as famílias pelo PlanejadorLIFE™ através do LifeCASH™ do Planejador.
No LifeCASH™ do cliente, após a liberação pelo seu planejador, aparecerá, na tela de Lançamentos (apenas pelo CASH Web), o botão “CashConecta" destacado em verde.
Ao clicar, uma nova tela apresentará os bancos do cliente habilitados no CashConecta.
A partir desta telam basta seguir com os passos mostrados pelo sistema.
Para a conexão acontecer, o cliente precisará digitar seus dados bancários, como: número de agência e conta, senha de acesso e, dependendo do banco, token e/ou chave de acesso. Isso é um pré-requisito do OpenFinance, algo comum para todas as soluções / aplicações participantes do sistema.
Usamos uma tecnologia desenvolvida com um parceiro totalmente homologado junto ao BACEN, o que nos garante a mesma segurança que os bancos têm no contexto de suas oferta de OpenFinance. É seguro.
Sim. Como prerrogativa do OpenFinance, todas as aplicações participantes do sistema devem oferecer, com simplicidade, a opção de cancelamento da conexão. Em nosso caso, isso acontece diretamente na tela do CashConecta, evidente ao usuário.
Ao revogar o acesso, o mesmo só é reestabelecido caso o usuário reinicie todo o processo de conexão, precisando digitar novamente todas as informações. Nada fica salvo em nossos servidores.
Indicamos o uso semanal desta funcionalidade.
Aqui, o importante é alinhar um processo, uma “experiência de uso” com cada cliente
Aparecem os dados transacionais (créditos e débitos) de conta-corrente e de cartão de crédito.
Trata-se de um “espelho" das informações contidas no extrato.
Importante: o CashConecta traz as informações dos últimos 7 dias corridos.
Nada altera, mas é importante alinhar com o cliente a dinâmica de uso dos múltiplos estilos de input que temos.
São 3 estilos:
A conexão pode levar até 30 minutos. Caso nada seja apresentado na tela, recomendamos que reporte diretamente para o seu PlanejadorLIFE™.